Eu sempre costumo em minhas conversas dizer... Que as emoções quase sempre causa desconforto e decepções em quase todas as árias da vida, então, é preciso sabemos lidar com as emoções que nos leva para as paixões que sempre fazem cairmos com a cara no chão por não darmos ouvidos à razão que nos livra do chão instável das emoções que troca os pés pelas mãos.
Mas o que fazer para colocar a razão e emoções no devido lugar? Isto não é fácil! Mas não é impossível. Basta querer! Então vamos lá! Primeiro faça da razão sua primeira ação, ou seja, as emoções tem que ficar em segundo plano. Somente depois da razão ter razão é que se pode soltar as emoções com uma pitada de razão controlando as emoções do coração pelas vitórias e sonhos realizados. As emoções nunca pode ser a base de nossas decisões, mas a muleta. Creio que você já teve muitos amigos na infância e na juventude e, estes amigos foram bons amigos, e foram embora da sua vida, mas de repente apareceram na sua vida, e você recebeu os tais com muita emoção, mas se esqueceu que alguns não são os mesmos que você conheceu a muito tempo. De repente, um deles pede um dinheiro emprestado e você empresta, com a promessa que o mesmo irá lhe pagar no outro dia, Mas no outro dia... Lá vem a decepção! Nem o dinheiro é nem o amigo! Se você tivesse usado a razão não teria perdido o seu dinheiro, pois a razão lhe diria: tenha cuidado com eles! Não são as mesmas pessoas do passado, honestas e confiáveis. Se você quer ser uma pessoa vencedora sobre as emoções sempre tenha as melhores emoções sob a razão, isso significa que você tem que analisar as ações e reações com a razão! Vai fazer um negócio, uma viagem, namora, casar, noivar, comprar, vender etc. Saiba usar a razão com o pé bem firme no chão. Depois que tudo estiver seguro solte as emoções, mas entenda que o nosso inimigo pode aproveitar os momentos de emoções para roubar a nossa racionalidade, pois é nesses momentos que estamos vulneráveis sem prestarmos atenção nas artimanhas dos inimigos, então, esteja atento o tempo todo com você mesmo, pois somente você pode dá legalidade para os inimigos entrarem em sua vida, mas se estiver com a razão controlando as emoções os inimigos ficaram fora da sua vida emocional, social, espiritual, profissional etc.
Quer ter equilíbrio em todas as facetas da vida? Aprenda a dizer não quando for necessário: diga mil vez não! Não! Não! e não! Você sabe que as pessoas emotivas usam mas o sim do que o não? Pois é! Não são felizes! Pois na vida a nossa felicidade tempende dos milhares de não que damos na vida. Faça hoje um exercício com uma lista de sim ou não das decisões ou coisas que você deu sim em vez de não.
Por exemplo:
1.1.Emprestei dinheiro (não=razão ) (sim=emoção)
1.2. Vou comprar um carro (sim) (não)
1.3. Vou casar com a Maria (sim: porquê) (não: porquê).
Esse exercício vai ajudá-los a ter equilíbrio e maturidade entre razão e emoções.
Shalom!
Parauapebas - Pa, 18/06/23
Pr. Carlos Ribeiro