Seguidores

sábado, 1 de agosto de 2020

"Todo o dia torcem as minhas palavras; os seus pensamentos são todos contra mim para o mal. Ajuntam-se, escondem-se, espionam os meus passos, como aguardando a hora de me darem cabo da vida" (Salmo 56.5-6).

"Todo o dia torcem as minhas palavras; os seus pensamentos são todos contra mim para o mal. Ajuntam-se, escondem-se, espionam os meus passos, como aguardando a hora de me darem cabo da vida" (Salmo 56.5-6). 

Quando lemos sobre os "Heróis da Fé”, pensamos que eles não tinham os dias de angústias que nós experimentamos. Mas isso é falso, pois, se eles não tivessem passado pelas nossas tribulações de alma, não serviriam de exemplo para nós. Veja o exemplo de Elias. A Bíblia afirma que ele era "homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos" (Tiago 5.16). Que sentimentos? Todos: tristeza, angústia, depressão...

Outro exemplo para nós é Davi, o escritor deste salmo de hoje. Ele escreveu esta sua oração em meio à adversidade, numa história registrada em 1 Samuel 21.13-15. Davi estava em uma cidade chamada Gate, como forasteiro, e sentiu tanto medo a ponto de se fingir de doido diante do povo daquela cidade. 

Como lidar com um medo tão grande?

Primeiro, deposite sua confiança no Senhor: "Em me vindo o temor, hei de confiar em ti?' (v. 3). Veja que Davi estava de sobressalto o tempo todo, e seu temor certamente era similar ao que você sente nos seus dias de angústia. Mas ele combateu o temor com a sua confiança no Senhor. Sua tese principal era a de que, se ele confiava em Deus, "Que me poderá fazer o homem? (v. 4). Ele sabia que ninguém era mais poderoso do que seu Deus; além do mais, o próprio Deus é quem controla todas as coisas. Reafirme isso para seu coração. 

Segundo, lembre-se de que Deus jamais pode ser surpreendido pelas suas crises e tribulações. Ele está sempre preparado, e conhece todos os seus passos. "Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?" (v. 8). Veja que descrição maravilhosa: o Senhor conta seus passos e recolhe suas lágrimas!

Isso dá uma ideia de que ele está presente, está próximo nos seus momentos difíceis. Ele sabe exatamente a profundidade de nossa tristeza. 

E por último, mantenha a sua fidelidade a Deus: "Os votos que fiz, eu os manterei, ó Deus; render-te-ei ações de graças” (v. 12). Estimule seu coração a manter fielmente todos os votos e compromissos que você fez com Deus. Isso abrange suas responsabilidades familiares, seu ministério no Corpo de Cristo (a Igreja) e a promessa de santificação de sua vida que você, certamente, fez na hora da angústia de alma. O que Deus quer é ter intimidade e bom relacionamento com você. Esse é o propósito em abençoar a sua vida: "Pois da morte me livraste a alma, sim, livraste da queda os meus pés, pra que eu ande na presença de Deus, na Luz da vida" (v. 13).


Tbs.... 💭 📚 🤔

Nenhum comentário: