Seguidores

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

...

Lucas 16.19-31...

"Havia...

um homem rico...

que se vestia de púrpura e de linho fino

e vivia no luxo todos os dias.

20.Diante do seu portão fora deixado...

um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas;

21.este ansiava comer o que caía da mesa do rico.

Em vez disso, os cães vinham lamber as suas feridas.

22."Chegou o dia em que o mendigo morreu,

e os anjos o levaram...

para junto de Abraão.

O rico também morreu e foi sepultado.

23.No Hades, onde estava...

sendo atormentado,

ele olhou para cima...

e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado.

24.Então, chamou-o: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim...

e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua,

porque estou sofrendo muito neste fogo’....

25."Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas,

enquanto que Lázaro recebeu coisas más....

Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento....

26.E além disso, entre vocês e nós há um grande abismo,

de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não conseguem’.

27."Ele respondeu: ‘Então eu lhe suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai,

28.pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento’.

29."Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam’.

30." ‘Não, pai Abraão’, disse ele, ‘mas se alguém dentre os mortos fosse até eles, eles se arrependeriam’.

31."Abraão respondeu: ‘Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos’ ".

- LUCAS 16 -


sábado, 24 de agosto de 2019

A Exigência dos discípulos em Lucas 9: 58-62

A advertência a um discípulo potencial que o Filho do Homem tinha menos lar do que as raposas e aves, indica àqueles
seguidores de Jesus, que poderiam faltar as mesmas comodidades.

Normalmente, os discípulos eram aqueles que buscavam seus próprios mestres (ao contrário de Jesus, que chamou os seus próprios).

Alguns filósofos radicais que acumularam grandes fortunas estavam tentando repelir os discípulos que exigiam demasiadamente, a fim de prová-los e obter somente aqueles que fossem mais dignos.

Muitos judeus da Palestina eram pobres, mas poucos eram aqueles que não tinham lugar para viver. Jesus tinha renunciado ter a sua para viajar e dependia completamente da hospitalidade e ajuda dos outros.

O homem que quer enterrar seu pai não está pedindo-lhe que espere um curto período de tempo: seu pai não teria morrido naquele dia ou no dia anterior.

Os membros da família carregavam
o corpo para a sepultura logo após sua morte, e depois permaneciam em casa durante sete dias de luto.

O homem pode ter dito, como em algumas culturas do Oriente Médio semelhantes, “Deixe-me esperar pelo dia em que meu pai morrer e eu cumprir
meus deveres de seu funeral”.

A outra possibilidade é que se refere ao segundo funeral de seu pai, um costume praticado precisamente nesse período.
Um ano depois de seu primeiro funeral, depois que a carne tinham decomposto, o filho voltaria para enterrar os ossos em uma caixa especial em uma abertura na parede. Assim, este filho estaria pedindo que esperasse por quase um ano.

Uma das responsabilidades mais fundamentais do filho mais velho era o funeral de seu pai.

A exigência de Jesus de que o filho
pusesse Jesus acima da maior responsabilidade que filho poderia
oferecer a seu pai teria desafiado esta a ordem social:

na tradição judaica, honrar pai e mãe era um dos mandamentos mais importantes e seguir a Jesus de forma radical como ele deu a entender estava quebrando esse mandamento.

Mas enquanto o segundo interessado aprendia acerca da prioridade de seguir a Jesus, o terceiro aprende a urgência de
seguir Jesus. Um discípulo potencial simplesmente pede permissão para dizer adeus a sua família, mas Jesus compara este pedido de olhar para trás quando você está a arar a terra, que iria estragar o sulco.

Jesus fala em sentido figurado para lembrar-lhe dessa pessoa histórica do chamado de Eliseu. Quando Elias encontrou Eliseu arando, ele chama a segui-lo, mas permite-lhe dizer adeus primeiro a sua família (1 Reis 19:19-21).

Os profetas do Antigo Testamento sacrificaram muito para seguir a vontade de Deus, mas o chamado que Jesus faz nessa passagem é mais radical do que a de um profeta radical! Embora devamos ter cuidado com aqueles que, por vezes, deturpam a mensagem de Jesus, devemos estar dispostos a pagar qualquer preço que requerer o chamado de Jesus em nossas vidas.

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

A espiritualidade...

"A espiritualidade... Que não tem prazer em ler o livro que lhe faz espiritual a Bíblia... Tal espiritualidade vai ler os livros da própria ignorância das páginas do insucesso de sua vida."
Tbs

Quem não ama...

"Quem não ama a leitura da Bíblia... Ama a ignorância... Ama a incoerência... Ama os achismos, e ignora o óbvio dá verdade simples das escrituras sagradas... O tal cairá inevitavelmente no fanatismo, e fará de si mesmo a sua própria bíblia - que contém os textos do contexto das suas próprias interpretações e razões impensadas."
Tbs...

Prioridade...

'Se o nome de Jesus Cristo e suas palavras não é a prioridade em sua vida no seu dia a dia, saiba que você esta andando no seu próprio caminho e, não no caminho, na verdade e na vida de Jesus Cristo."

TBS...

Uma pregação...

"Uma pregação Que o alvo é o pregador e não Jesus Cristo... Tal pregação é carnal e não deve ser ouvida, pois é diabólica."

TBS...

A nossa geração...

"A nossa geração deu o seu tempo para os homens e, quando sobra tempo para Deus...falam dos homens para Deus e não de Deus para os homens."

Tbs...

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

#tbs_110 - (Salmo 5.7, 3)...

Salmos 5:3,7 - De manhã,  SENHOR,  ouves a minha voz; de manhã  te apresento a minha oração e fico esperando, porém eu, pela riqueza  da tua misericórdia,  entrarei na tua casa  e me prostrarei diante do teu santo templo, no teu temor.

Em época de angústia de alma, como iniciar um dia difícil? Talvez seja o dia de receber os resultados de um exame de saúde que prevê uma grave enfermidade, de pagar uma conta para a qual ainda não haja provisão financeira, de enfrentar alguém que lhe ofendeu ou, ainda, de pedir perdão a quem você tenha ofendido. São situações que nos deixam apreensivos e que tiram nossa paz interior. Davi ensina-nós neste salmo a iniciar bem um dia como este.
Antes de tudo, comece este dia em oração: "Dá ouvidos, Senhor, as minhas palavras e acode ao meu gemido" (v. 1). A oração já pressupõe sua confiança naquele que lhe ouve, o Senhor, e indica que você depende dEle para o que vier a acontecer no decorrer do dia. Seu coração sabe que Deus tem todo poder
para fazer qualquer milagre de que você precise, em qualquer área de sua vida. Por isso, inicie um dia difícil colocando-se na presença dEle, até porque, se ele não fizer nada, não há de onde vir o socorro. Ao orar no começo do dia, você abre seu coração para as possibilidades de solução que Deus iluminar. Mas Davi não somente nos ensina que devemos orar, mas nos ensina "como" orar. Quando ele pede a Deus: "acode ao meu gemido", o Rei Davi mostra que precisamos ser extremamente honestos com nosso Senhor, e colocar em sua presença o que nos incomoda o coração, de maneira especifica. Você está triste e angustiado? Fale isso para seu Senhor. Especifique os motivos de sua tristeza. Coloque suas intercessões de forma clara e objetiva, de acordo com as tribulações que você tenha de enfrentar neste dia. E, se voce não conseguir mais do que um gemido pelas suas dores de alma, coloque isso mesmo na presença de seu Senhor, porque ele conhece tudo que se passa em sua vida.

Além de orar, Davi mostra que devemos aprender a esperar no Senhor: "De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando (v. 3).

Lembre-se de que sua oracão não é jogada ao vento; o Senhor ouve a sua voz. Você pode orar com a convicção de que seu Senhor escuta sua oração. Apresente-se ao Senhor e "fique esperando" pela ação do mestre. Seja lá o que vier neste dia, virá com a bênção dele. Esperar em Deus é sinônimo de não entrar em pânico, em desespero. É ter a atitude de confiar que ele estará agindo em todas as circunstâncias para abençoar sua vida.

Finalmente, Davi orienta-nos a iniciar o dia com a disposição de viver - lo na presença de Deus. Veja suas palavras:
"porém eu, pela riqueza de sua misericórdia, entrarei na sua casa e me prostrarei diante do seu santo templo, no seu temor (v.7). Não significa ficar o dia inteiro na igreja, mesmo porque, no nosso contexto de Novo Testamento, nós é que somos templo de Deus (1 Coríntios 6.19). Portanto, em lugar de fazer uma oração de manhã e viver o dia como se Deus não existisse, passe cada momento esperando pelo Senhor e vivendo em sua presença. Com certeza, agindo assim o dia não será tão difícil.

terça-feira, 13 de agosto de 2019

#tbs_109 - (Salmo 4.1)...

"Responde-me quando clamo, o Deus da minha justica na angústia, me tens aliado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração" (Salmo 4.1)

Momentos de angústia fazem parte da experiência de qualquer pessoa, Davi, chamado pelo próprio Deus como
"homem segundo o meu coração" (Atos 13.22), não foi poupado deste sentimento. Pelo contrário. Em sua experiência, ele passou por situações extremamente angustiosas. Aqui, no
Salmo 4, ele derrama seu coração falando sobre isso.

O que podemos, então, aprender com ele acerca de como suportar e buscar livramento? Primeiramente, temos que nos conscientizar de que a angústia não é sinônima de abandono da parte de Deus.

Quando passamos por experiências desagradáveis, nosso Senhor continua ao nosso lado, assistindo-nos, fortalecendo-
nos e apascentando nosso coração. Ele está ouvindo nossa oração e súplica, e tem conhecimento não só de nossa aflição como também de sua origem. Ele é quem traz o alivio de que precisamos e quem abre (ou fecha) as portas para nossa vida, delimitando o caminho que devemos trilhar Mas também aprendemos com Davi que andar na
presença de Deus não é garantia absoluta de que seremos poupados das angustias. Dentro de seu projeto, o Pai
permiti que andemos pelo "vale da sombra da morte" (23.4), mas de forma alguma ele nos deixa sozinhos. Lembre-se da experiência de Jó, que, mesmo sendo um homem forte e reto, temente a Deus e que se desviava do mal” (Jó 1.1), passou angustiantes experiências em sua vida. É preciso entende que Deus tem o controle de tudo e que temos de esperá-lo terminar a sua obra em nós. É como um quadro que vi certa vez em um quarto de hospital: um fundo preto com um buquê de flores em amarelo brilhante. O que deu beleza para a pintura foi o contraste; se houvesse um fundo branco, as flores não teriam o destaque necessário. A sua vida é semelhante àquele quadro.

As experiências negativas têm um motivo e um papel na visão final do que Deus está fazendo. Enquanto o Criador
está "pintando" algo sombrio em sua vida, não adote a postura de questioná-lo. Saiba que o resultado final será maravilhoso. Nesse período, espere com paciência e confie: Deus sabe o que
está fazendo. Deixe-o terminar a pintura.
Finalmente, Davi mostra que é possível ter sossego em meio à tribulação. No último versículo do capítulo 4, lemos
sua declaração de confiança: "Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro". Davi não dá nenhum indício de que as angústias do primeiro verso haviam se
dissipado. Mas ainda assim ele fala de seu sono e sua segurança - não porque estava tudo bem, mas porque ele confiava nos cuidados de seu Senhor.
Neste dia, faça como o salmista. Entregue suas crises e angústias nas mãos de seu Salvador. Mesmo que a solução dos problemas não venha automaticamente, é certo que ele
apascentará seu coração e fortalecerá a sua vida até a vitória definitiva.

#tbs_108 - "Bem-aventurados os pobres de espírito"

Mateus 5:3 - "Bem-aventurados os pobres de espirito, porque deles é o reino dos céus."

Quando Jesus pregou o sermão da montanha, a primeira coisa que Ele falou foi sobre os pobres de espirito. A maioria das pessoas que le essa passagem, num primeiro momento entende que Jesus estava se referindo à pobreza material, ou seja, que os menos favorecidos teriam uma bênção especial ou uma proteção de Deus por causa da sua condição de pobreza. Definitivamente não é isso. Tanto um pobre quanto um rico podem herdar o reino de Deus, ou
podem perdê-lo, caso não se arrependam dos seus pecados e não aceitem a Cristo como seu Senhor e Salvador. Jesus estava falando sobre uma qualidade espiritual e não uma condição econômica. Nós temos necessidades físicas, emocionais, sentimentais e
espirituais. Ser pobre de espírito é quando percebemos que somos
espiritualmente vazios, e que precisamos de Deus para preencher esse vazio que existe dentro do nosso coração. Quando reconhecemos que somos pobres espiritualmente, estamos declarando que em nós mesmos não temos força suficiente para suprir nossas necessidades espirituais e que em Cristo nós somos saciados. Para entendermos melhor, basta saber que o contrário do pobre de espírito é o orgulhoso, o arrogante, aquele que quer seguir por
um caminho independente e longe de Deus. São pessoas que não reconhecem que precisam do Senhor. As ideias humanistas têm pregado um conceito de que o homem é o centro do universo e que seus recursos intelectuais são suficientes para conduzir sua vida. Mas
a biblia diz que, sem Deus, eu e você estaríamos condenados, e é por isso que precisamos de um Salvador. Somos pobres de espírito, mas Deus quer soprar em nós o fôlego de vida. Jesus pode nos dar a essência de Deus, para que tenhamos uma vida plena. Reconheça
hoje que você precisa de Jesus, pois o profeta Isaías escreveu que Deus olhará para aqueles que estiverem aflitos e abatidos de espírito.

TBS...

domingo, 11 de agosto de 2019

#tbs_107 - (Salmo 3.2; 5-6)

São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele. Deito-me e logo pego no sono; acordo porque o Senhor me sustenta. Não tenho medo de milhares do povo que toma posição contra mim de todos os lados"
(Salmo 3.2, 5-6)

Dias de angústias são aqueles em que o nosso coração está constantemente triste. São tristezas provocadas por enfermidades, problemas financeiros, crises familiares, decepções com as pessoas ou consigo mesmo. As vezes,
nem conseguimos identificar a razão da angústia, e isto nos causa mais angústia ainda. Passamos o dia todo apreensivos,
perdemos o interesse em coisas que antes eram nossa alegria.

A noite, que era a grande aliada na luta por repor as nossas energias, passa a ser a nossa inimiga, em virtude de o sono ter
nos abandonado. E, por não termos uma noite de descanso, o dia seguinte torna-se pior que anterior.

Como lidar com isso? Inicialmente, olhemos o exemplo de Davi neste salmo.
Este rei foi traído pelo próprio filho, Absalão, que durante quatro anos falou maliciosamente contra seu pai," assim, ele furtava o coração dos homens de Israel" (2Samuel 15.6). Absalão
usurpou o trono e o Rei Davi teve de fugir de seu próprio filho. Muitos, hoje, passam por experiência similar, sendo
abandonados e desamparados pela própria família e pelos amigos, e têm o coração angustiado por essa circunstância.

Mas Davi mostra como devemos agir para superar tudo isso.

Primeiro, reafirme ao seu coração que Deus é o seu escudo. Isso é necessário porque, nesses momentos, aparecem pessoas dizendo que não há solução para você como fizeram com Davi: "Sao muitos os que dizem de mim não há em Deus salvação para ele" (v. 2). Mesmo que ninguém o diga, seu coração pode pensar assim e chegar a essa conclusão.

Mas isso não é verdade. Afirme com segurança sua fé, tal como o salmista: "Porém tu, Senhor. és o meu escudo" (v. 3). Lembre-se da fidelidade de seu Deus em cuidar de sua vida, e que ele jamais
te abandonara. Davi escreveu em outro Salmo; "Porque, se Meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá" (27.10).

Fale isso para seu coração de forma insistente.

Em segundo lugar, se Deus cuida de você, aprenda a descansar nas mãos dEle: "Deito-me e pego no sono, acordo, porque
o Senhor me sustenta" (v. 5). Essas palavras foram ditas quando o rei Davi estava sendo perseguido e tinha tudo para passar a noite acordado vigiando contra os inimigos. Mas ele sabia que
sua segurança estava no Senhor, e que precisava dormir para mais um dia de lutas. Faça isso também. Se você não pode fazer nada para resolver seus problemas entre dez da noite e seis
da manhã, então coloque sua causa diante de Deus e durma sossegado, sabendo que o Senhor revigorará suas forças para as batalhas do dia seguinte.

Deus está com você, então não temas as circunstâncias do seu dia a dia, ele te ama e vai te ajudar, não e por você fazer algumas coisas para Deus que Deus vai te ajudar, mas Deus vai lhe ajudar por amor ao nome dele... O Senhor é fiel nisso você pode descansar e aguardar a sua vitória.

#tbs_HDL_106 - VOCÊ É ALGUÉM MUITO ESPECIAL

Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste (Sl 139.14).

Você não é fruto do acaso. Sua vida foi planejada por Deus. Ele pensou em você antes da fundação do mundo.

Mesmo que seus pais não tenham planejado seu nascimento, Deus planejou. Sua concepção foi um
acontecimento extraordinário.

Milhões de espermatozoides fizeram a corrida da vida, mas só um ganhou a corrida para fertilizar o óvulo, e por isso você é essa pessoa singular. Não existe ninguém igual a você. Deus o teceu de forma assombrosamente maravilhosa no
ventre da sua mãe. Deus viu sua substância ainda informe. Antes de seus ossos serem formados, Deus já
conhecia você. Ele viu seu coração bater pela primeira vez. Assistiu sua gestação e alegrou-se com seu nascimento.

O amor de Deus sempre esteve sobre sua
vida. Ele jamais desistiu de amar e atrair você para ele com cordas de amor.

O amor de Deus por você não foi
escrito com letras de fogo nas nuvens, mas demonstrado na cruz, quando Deus entregou seu Filho Unigênito para
morrer pelos seus pecados. Deus não poupou seu próprio Filho, antes o entregou para que você pudesse ter vida, e vida em abundância. Ainda que o mundo inteiro o despreze, saiba que Deus ama você e provou esse amor de
forma superlativa.

#tbs_HDL_105 - UM PROFUNDO CONTRASTE

Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho do impio
perecerá (Sl1.6).

O rei Davi faz um profundo contraste entre o impio e o justo, Enquanto o impio é como uma palha que o vento dispersa, o justo é como uma árvore plantada junto à fonte. Enquanto o impio está seco espiritualmente, o justo mostra verdor mesmo nos tempos de sequidão. Enquanto o impio não produz frutos que agradam a Deus, o justo produz frutos na estação certa. Enquanto o impio não tem
estabilidade e é jogado de um lado para o outro pelo vendaval, o justo tem suas raízes firmadas no solo da fidelidade de Deus. Enquanto as obras do impio são reprovadas por Deus, em tudo quanto faz o justo alcança sucesso. Enquanto o impio busca a roda dos escarnecedores, o justo se deleita na lei do Senhor. Enquanto o impio não terá assento na assembleia dos santos nem prevalecerá no juizo, o justo será conduzido por Deus na história e recebido na glória. Enquanto o caminho do impio perecerá, o caminho do justo é conhecido por Deus. É tempo de você refletir sobre a sua vida. Quem
é você? Onde está o seu prazer? Onde está o seu tesouro? Em qual dessas duas molduras você pode colocar sua fotografia? Lembre-se: 0 impio pode parecer feliz, mas seu fim é trágico. O justo, porém, mesmo passando por provas na vida, é bem-aventurado!