Seguidores

terça-feira, 13 de agosto de 2019

#tbs_109 - (Salmo 4.1)...

"Responde-me quando clamo, o Deus da minha justica na angústia, me tens aliado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração" (Salmo 4.1)

Momentos de angústia fazem parte da experiência de qualquer pessoa, Davi, chamado pelo próprio Deus como
"homem segundo o meu coração" (Atos 13.22), não foi poupado deste sentimento. Pelo contrário. Em sua experiência, ele passou por situações extremamente angustiosas. Aqui, no
Salmo 4, ele derrama seu coração falando sobre isso.

O que podemos, então, aprender com ele acerca de como suportar e buscar livramento? Primeiramente, temos que nos conscientizar de que a angústia não é sinônima de abandono da parte de Deus.

Quando passamos por experiências desagradáveis, nosso Senhor continua ao nosso lado, assistindo-nos, fortalecendo-
nos e apascentando nosso coração. Ele está ouvindo nossa oração e súplica, e tem conhecimento não só de nossa aflição como também de sua origem. Ele é quem traz o alivio de que precisamos e quem abre (ou fecha) as portas para nossa vida, delimitando o caminho que devemos trilhar Mas também aprendemos com Davi que andar na
presença de Deus não é garantia absoluta de que seremos poupados das angustias. Dentro de seu projeto, o Pai
permiti que andemos pelo "vale da sombra da morte" (23.4), mas de forma alguma ele nos deixa sozinhos. Lembre-se da experiência de Jó, que, mesmo sendo um homem forte e reto, temente a Deus e que se desviava do mal” (Jó 1.1), passou angustiantes experiências em sua vida. É preciso entende que Deus tem o controle de tudo e que temos de esperá-lo terminar a sua obra em nós. É como um quadro que vi certa vez em um quarto de hospital: um fundo preto com um buquê de flores em amarelo brilhante. O que deu beleza para a pintura foi o contraste; se houvesse um fundo branco, as flores não teriam o destaque necessário. A sua vida é semelhante àquele quadro.

As experiências negativas têm um motivo e um papel na visão final do que Deus está fazendo. Enquanto o Criador
está "pintando" algo sombrio em sua vida, não adote a postura de questioná-lo. Saiba que o resultado final será maravilhoso. Nesse período, espere com paciência e confie: Deus sabe o que
está fazendo. Deixe-o terminar a pintura.
Finalmente, Davi mostra que é possível ter sossego em meio à tribulação. No último versículo do capítulo 4, lemos
sua declaração de confiança: "Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro". Davi não dá nenhum indício de que as angústias do primeiro verso haviam se
dissipado. Mas ainda assim ele fala de seu sono e sua segurança - não porque estava tudo bem, mas porque ele confiava nos cuidados de seu Senhor.
Neste dia, faça como o salmista. Entregue suas crises e angústias nas mãos de seu Salvador. Mesmo que a solução dos problemas não venha automaticamente, é certo que ele
apascentará seu coração e fortalecerá a sua vida até a vitória definitiva.

Nenhum comentário: