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sábado, 24 de agosto de 2019

A Exigência dos discípulos em Lucas 9: 58-62

A advertência a um discípulo potencial que o Filho do Homem tinha menos lar do que as raposas e aves, indica àqueles
seguidores de Jesus, que poderiam faltar as mesmas comodidades.

Normalmente, os discípulos eram aqueles que buscavam seus próprios mestres (ao contrário de Jesus, que chamou os seus próprios).

Alguns filósofos radicais que acumularam grandes fortunas estavam tentando repelir os discípulos que exigiam demasiadamente, a fim de prová-los e obter somente aqueles que fossem mais dignos.

Muitos judeus da Palestina eram pobres, mas poucos eram aqueles que não tinham lugar para viver. Jesus tinha renunciado ter a sua para viajar e dependia completamente da hospitalidade e ajuda dos outros.

O homem que quer enterrar seu pai não está pedindo-lhe que espere um curto período de tempo: seu pai não teria morrido naquele dia ou no dia anterior.

Os membros da família carregavam
o corpo para a sepultura logo após sua morte, e depois permaneciam em casa durante sete dias de luto.

O homem pode ter dito, como em algumas culturas do Oriente Médio semelhantes, “Deixe-me esperar pelo dia em que meu pai morrer e eu cumprir
meus deveres de seu funeral”.

A outra possibilidade é que se refere ao segundo funeral de seu pai, um costume praticado precisamente nesse período.
Um ano depois de seu primeiro funeral, depois que a carne tinham decomposto, o filho voltaria para enterrar os ossos em uma caixa especial em uma abertura na parede. Assim, este filho estaria pedindo que esperasse por quase um ano.

Uma das responsabilidades mais fundamentais do filho mais velho era o funeral de seu pai.

A exigência de Jesus de que o filho
pusesse Jesus acima da maior responsabilidade que filho poderia
oferecer a seu pai teria desafiado esta a ordem social:

na tradição judaica, honrar pai e mãe era um dos mandamentos mais importantes e seguir a Jesus de forma radical como ele deu a entender estava quebrando esse mandamento.

Mas enquanto o segundo interessado aprendia acerca da prioridade de seguir a Jesus, o terceiro aprende a urgência de
seguir Jesus. Um discípulo potencial simplesmente pede permissão para dizer adeus a sua família, mas Jesus compara este pedido de olhar para trás quando você está a arar a terra, que iria estragar o sulco.

Jesus fala em sentido figurado para lembrar-lhe dessa pessoa histórica do chamado de Eliseu. Quando Elias encontrou Eliseu arando, ele chama a segui-lo, mas permite-lhe dizer adeus primeiro a sua família (1 Reis 19:19-21).

Os profetas do Antigo Testamento sacrificaram muito para seguir a vontade de Deus, mas o chamado que Jesus faz nessa passagem é mais radical do que a de um profeta radical! Embora devamos ter cuidado com aqueles que, por vezes, deturpam a mensagem de Jesus, devemos estar dispostos a pagar qualquer preço que requerer o chamado de Jesus em nossas vidas.

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