E edificou ali um altar e ao lugar chamou El-Betel; porque ali Deus se lhe revelou quando fugia da presença de seu irmão (Gn 35.7).
Jacó conheceu o Deus de seus pais em Betel, conheceu a Deus como seu Salvador em Peniel, mas só conheceu o Deus da sua restauração em El-Betel. Depois de ter sido alcançado pela graça de Deus em Peniel, Jacó armou suas tendas para as bandas de Siquém. O príncipe daquela terra viu Diná, sua filha, afeiçoou-se a ela e a possuiu. Esse desatino teve desdobramentos desastrosos. Os irmãos de Diná armaram uma trama para se vingarem.Propuseram uma aliança com os siquemitas.
A condição para firmarem esse pacto era que todos os seus homens fossem circuncidados. Quando todos os homens estavam no ponto mais crítico da dor, os filhos de Jacó, Simeão e Levi, atacaram inesperadamente a cidade e mataram todos, inclusive o marido de Diná. Jacó ficou desesperado.
A vingança esmagadora parecia inevitável. Nesse momento, Deus aparece para Jacó e diz: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali... (Gn35.1). Deus exigiu de Jacó algumas coisas: ... Lançai
fora os deuses estranhos que há no vosso meio, purificai-vos e mudai as vossas vestes (v. 2). Jacó prontamente
obedeceu e subiu a Betel com sua família. Ali edificou
um altar e ao lugar chamou El-Betel. Agora Jacó
conhece não apenas a casa de Deus, mas também o
Deus da casa de Deus, o Deus da sua restauração. Ali
Deus renova com ele sua aliança e lhe dá a chance de
recomeçar sua caminhada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário