Seguidores

domingo, 7 de junho de 2020

"As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite... Sinto abatida dentro de mim a minha alma... Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu"(Salmo 42.3, 6, 11)

"As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite... Sinto abatida dentro de mim a minha alma... Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu"(Salmo 42.3, 6, 11)

Os piores momentos de nossa vida são aqueles nos quais parece que Deus se esqueceu de nós, mostrando-se inoperante, omisso e calado. Essa dificil experiência tira a esperança de dias melhores, porque sabemos que, sem Deus, não conseguiremos superar nossas lutas. Essa angústia de alma também foi vivida e experimentada pelo salmista no texto de nossa meditação de hoje.

Qual era o contexto daquele escritor? Ele estava passando por um período de grandes tribulações, que o levavam a uma tristeza profunda. Para agravar a situação, aonde quer que ele fosse, era confrontado com a pergunta: 

"o teu Deus, onde está?" (v3, 10). 

Traduzindo para nosso contexto, é como se as pessoas dissessem: "mas se você crê em Deus, por que está passando por tudo isso?" E assim ele se deprimia mais ainda, e, quanto mais se deprimia, mais chorava; e quanto mais chorava, mais se deprimida, comprovando que, nesses momentos, um abismo chama outro abismo" (v. 7). 

Essa é a verdadeira situação na qual se tem a alma abatida. Porventura você tem passado por situação semelhante? Então atente para as instruções deste texto.

Antes de tudo, questione as razões de sua alma (v 11). É isso mesmo: questione o seu próprio coração acerca do porquê de estar triste e perturbado.

 O primeiro passo para enfrentar a depressão é deixar de lado a autopiedade. Aliste, de forma objetiva, todas as razões por estar triste e perturbado.

Não é o fato de ser cristão que vai isentar-nos de passar por provações e lutas. 

Lembre-se de que o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó é o mesmo Deus de Jó. Firme bem seus pés no chão e pergunte para si mesmo a razão de estar triste. Se possível, faça isso por escrito.

Após esse questionamento intimo, reafirme à sua alma que o auxílio de Deus não falha. 

Imite a convicção do salmista ao afirmar "Espera em Deus, pois ainda o louvarei" (v. 5, 11). 

Ele está sofrendo por causa de suas angústias, mas declara confiadatemente que esse período difícil ainda será superado, e cânticos de louvor ao Senhor brotarão de seus lábios. Isto ele fez quando a sua alma estava abatida: demonstrou sua confiança na ação de Deus. 

Esta deve ser sua atitude: reafirme sua fé no cuidado de Deus. 

"Contudo, o Senhor, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida" (v. 8).

Finalmente, mantenha sempre seu anelo pela presença de Deus, mesmo nos momentos em que você possa estar se sentindo longe dEle (v. 1). Mantenha acesa a chama da sua fé, a confiança de que Deus age e não tardará a intervir em sua vida.

Na verdade, fazer isso já é uma evidencia de que o Espírito Santo iniciou o processo de cura e restauração de sua alegria. Aleluia! 

Tbs... 

Nenhum comentário: