Seguidores

terça-feira, 9 de junho de 2020

"Pois tu és o Deus da minha fortaleza. Por que me rejeitas? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos?. Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria... Por que estás abatida, o minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxilio e Deus meu'" (Salmo 43.2, 4-5).

"Pois tu és o Deus da minha fortaleza. Por que me rejeitas? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos?. Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria... Por que estás abatida, o minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxilio e Deus meu'" (Salmo 43.2, 4-5)

Ser desprezado pelas pessoas que nos cercam ou sentir desprezo por elas, mesmo que não seja real, traz ao nosso coração uma maior dificuldade em superar os dias de angústia.

Uma palavra amiga, um abraço, aquela certeza de que, mesmo que a pessoa não possa fazer nada de objetivo para nos ajudar, ainda assim ela está ali, presente, à disposição, empática diante da nossa dor. A, tudo isso nos traz um novo alento para a alma. Mas, quando nos sentimos desprezados pelos amigos, nosso coração chora mais intensamente. Contudo, pior do que isso é sentir-se rejeitado por Deus. E era exatamente assim que o salmista se sentia no salmo de hoje.

O Salmo 43 é apontado pelos estudiosos como sendo continuação do 42, como se fossem um só texto. Aqui, o escritor sacro abre seu coração e confessa a Deus aquilo que o incomodava profundamente. E não era a opressão dos inimigos, mas o sentimento de que Deus não estava agindo. 

Você também tem esse sentimento presente em seu coração nestes dias de angústia? Então aprenda com o salmista a lidar com isso.

Antes mesmo de apresentar sua queixa ao Senhor, reafir me ao seu coração o principal: a confiança absoluta em Deus.

Ele faz a oração do verso primeiro, e logo já declara: "Pois tu és o Deus da minha fortaleza " (v. 2). Isso é importante, porque sua queixa não pode ser um desabafo de quem perdeu a fé, mas uma declaração da fragilidade de seu coração. Se sua fé está abalada, não permita que seu coração acredite que Deus o abandonou, mas volte-se para o Senhor repreendendo seu coração como o salmista fez no capítulo 42.5 e 11, e agora repete novamente: "Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxilio e Deus meu" (v. 5).

No entanto, não pare aqui. Caminhe um pouco mais com sua queixa diante do seu Senhor. Apresente-se diante dEle assim como o salmista: "Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu" (v.4). Perceba que, agora, o sentimento de rejeição é substituído pela alegria no coração. Ao questionar a sua alma e reafirmar sua confiança no poder de Deus, aquele sentimento de abandono é repreendido como sendo um sentimento falso.

Na verdade, Deus nunca desampara o seu servo, como Davi afirmou no Salmo 27.10: "Ainda que meu pai e minha mãe me desamparem, o Senhor me acolhera'.

Dessa forma, por mais aflito que esteja o seu coração, receba hoje o doce conforto do Senhor, "porque ele tem dito: De maneira alguma, te deixarei, nunca jamais te abandonarei" (Hebreus 13.5).

TBS... 

Nenhum comentário: