Seguidores

terça-feira, 2 de junho de 2020

"Não retenhas de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem - me sempre a tua graça e a tua verdade...Praza - te, Senhor, em livrar me; dá te pressa, o Senhor, em socorrer - me... E sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim, tu és o meu amparro e o meu libertador; nao te detenhas, ó Deus meu" (Salmo 40.11,13,17) 🛐

"Não retenhas de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem - me sempre a tua graça e a tua verdade...Praza - te, Senhor, em livrar me; dá te pressa, o Senhor, em socorrer - me... E sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim, tu és o meu amparro e o meu libertador; nao te detenhas, ó Deus meu" (Salmo 40.11,13,17). 

Algumas situações ampliam nossa ansiedade quando enfrentamos um dia de angústia. Quando estamos enfermos e o laboratório informa que entregará os resultados em uma semana; quando precisamos de apoio financeiro e o gerente do banco só pode nos atender no dia seguinte; quando queremos conversar com nosso cônjuge sobre uma crise conjugal e ele não se dispõe a dialogar, além de várias outras situações nas quais o tempo das coisas ou pessoas não coincide com o nosso tempo. No nosso relacionamento com Deus, isso também pode acontecer. No salmo que estudamos hoje, Davi também experimentou essa angústia por receber o favor de Deus.

👉🏿 Primeiramente, ele suplica pela misericórdia do Pai sobre ele: "Não retenhas de mim, Senhor, as tuas misericórdias" (v. 11). No seu momento de dor, faça essa oração. Clama pela misericórdia de Deus porque só assim ele será gracioso, uma vez que nenhum de nós merece sua benção por nós mesmos. Mas, pela sua misericórdia, ele se inclina para nós e nos ouve (v. 1).

Mas, além disso, o salmista também pede pressa a Deus, mas o faz do jeito certo: "Praza-te, Senhor, em livrar-me; da-te
pressa, ó Senhor, em socorrer-me" (v. 13). A ideia de "praza-te" é a de que o desejo do salmista não é o de colocar Deus contra a parede para fazer sua vontade, mas de que Deus "tenha prazer" em fazer isso logo. Ou seja, que ele agilize o nosso socorro "de acordo com sua vontade, com seu prazer". Há uma diferença grande entre uma forma e outra. No seu dia de angústia, voce pode orar para que Deus apresse o socorro, mas faça-o dentro da vontade dEle, e não da sua. Por que? Porque ele sabe o que é melhor para você mais do que você mesmo. Paulo diz que a vontade de Deus é sempre "boa, agradável e perfeita (Romanos 12.2), e, por essa razão, podemos manifestar nosso desejo de ser atendidos logo, mas sem querer que a nossa vontade prevaleça sobre a dele. Portanto, se Deus está permitindo que você passe por provações, lembre-se de que ele, no tempo certo, há de fazer cessá-la. Por isso, suporte com perseverança até o tempo em que ele, dentro de sua vontade, considerá-lo aprovado: "Bem aventurado o homem que suporta com perseverança a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam(Tiago 1.12). E se esse tempo ainda não chegou, continue dependendo dEle a cada dia, como mostra Davi no final deste salmo: "Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tu és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu!" (v. 17).

TBS... 

Nenhum comentário: