Seguidores

domingo, 14 de junho de 2020

"Deus é nosso refugio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações...Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos sabei que eu sou Deus;" (Salmo 46.1, 9-10)

"Deus é nosso refugio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações...Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos sabei que eu sou Deus;" (Salmo 46.1, 9-10)

Quando enfrentamos nossas guerras e as lutas pessoais, o desespero leva-nos a ficar agitados de um lado para o outro, com grande aflição no coração. Essa experiência é comum a todos os mortais, e se constitui numa reação natural de nossa mente. Entretanto, os filhos de Coré, ao escrever este salmo, trazem-nos uma nova perspectiva de enfrentamento das crises.

Se você está aflito e angustiado por causa de seus problemas, aprenda com este salmo a ter uma nova perspectiva nas lutas.

O texto começa com uma declaração de confiança no cuidado de Deus: "Deus é o nosso socorro e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações " (v. 1). A presença de Deus não é sinonima de ausência de tribulações, mas, nesses momentos, ele é o socorro bem presente, em tempo hábil, sem demora. E a fortaleza que nos deixa protegidos nas horas das guerras que enfrentamos. No restante do salmo, ele afirma que pode acontecer o que for: terremotos, maremotos, vulcões, guerras entre as nações, mas o Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó e o nosso refugio" (v7). Temos total e absoluta segurança em meio às tribulações.

Além disso, há a declaração de que "Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo" (v. 9). Essa descrição é muito enfática, expressando uma aniquilação total de todo tipo de resquicio de guerra, em qualquer parte do mundo. Entretanto, quero desafiar você a pensar agora nas guerras que são travadas no seu coração e na sua alma, porque a mão de Deus alcança também ali. Na verdade, podemos até ter guerras e tribulações ao nosso redor, mas em nossa alma ter a serenidade dos pastos verdejantes, para os quais somos conduzidos pelo nosso bom pastor. E essa ação de Deus que precisamos ter em nosso interior. Mesmo que o problema externo não tenha ainda uma solução vinda do Senhor, sua paz precisa permear nossa vida. Entregue hoje suas lutas ao seu Senhor e deixe que que tome conta de suas guerras.

Finalmente, vem a parte mais abençoada, porém, mais complicada: "Aquietai-vos e sabei que eu sou Dens (v. 10). Essa palavra exige uma atitude nossa: deixar de espernear e de viver em aflição, e simplesmente aquietar-nos. Isso exige confiança absoluta naquele que cuida de nós. Hoje, deposite suas aflições e guerras na presença dEle e aquiete seu coração diante do amor e do cuidado de seu pai Celestial. Ele apascentará seu coração e colocará sossego em sua alma.

TBS... 

Nenhum comentário: