Seguidores

segunda-feira, 1 de junho de 2020

"Esperei confiantemente pelo Senhor ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro, Tirou-me de um poço de perdição, dum tremedal de lama, colocon-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pós nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor" (Salmo 40.1-3). 🛐

"Esperei confiantemente pelo Senhor ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro, Tirou-me de um poço de perdição, dum tremedal de lama, colocon-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pós nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor" (Salmo 40.1-3). 

Em uma conversa com minha família, estávamos comentando o quanto nós, brasileiros, somos displicentes com nossa saúde. Falávamos sobre a questão de um tratamento dentário, pois, normalmente, a gente só vai ao dentista quando há dor de dente. E mesmo assim, quando um tratamento emergencial é feito e tira a dor, muitos nem voltam para o tratamento definitivo. Infelizmente, muitos agem assim também com relação aos problemas e tribulações da vida.

No salmo de hoje, Davi fala de dois extremos que evidenciam um tratamento completo da parte de Deus para nossas tribulações. Ele sai do pedido de socorro, do poço de perdição, e termina em hino de louvor e testemunho. Se você tem o hábito de deixar seus problemas sem tratamento e viver de paliativos temporários ou se em sua vida os mesmos problemas vão e voltam, preste atenção neste salmo.

O começo do salmo já demonstra a qualidade de confiança que temos de ter: "Esperei confiantemente pelo Senhor (v. 1). A ideia expressa por esses termos é de uma espera com "certeza absoluta", sem nenhuma dúvida de que o Senhor o atenderia. Não é aquela espera com um "plano B" nas mãos como se pudéssemos ameaçar o Senhor: se ele não agir, então vamos fazer outra coisa. Não. Você precisa ter confiança no seu Deus. O resultado dessa espera confiante está no mesmo verso: "ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro." Ele conhece o nosso coração e sabe de nossas necessidades e da honestidade de nosso clamor.

Na sequência, o salmista explica a forma do agir de Deus.

👉🏿 Primeiro, ele acode na emergência e na necessidade imediata:

"Tirou-me de um poco de perdição, num tremedal de lama." (v. 2).

Perceba que, quando você entrega suas tribulações a Deus, ele agirá primeiramente na solução do problema mais imediato e emergente. Mas não pare por aqui, porque Deus não terminou de agir, e ainda fará muito mais pela sua vida. Olhe o restante do versículo: "colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos".

Isso é maravilhoso! Deus não somente resolve o problema em si, mas providencia para que possamos caminhar em terreno firme. Aplique isso em sua experiência, em qualquer área em que esteja com crises ou tribulações.

Mais do que tudo isso, o Senhor devolve a alegria de viver: "E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus" (v. 3). Em lugar de lamentar e gemer sob a opressão dos problemas, estaremos cantando ao Senhor um novo cântico, agora motivados pela ação libertadora dEle em nossa vida. E, no final de tudo, ainda seremos usados para glorificar a Deus por meio de nossa experiência: "muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor”.

TBS... 

Nenhum comentário: