Seguidores

quarta-feira, 24 de junho de 2020

"Escuta, ó Deus, a minha oração, dá ouvidos às palavras da minha boca. Pois contra mim se levantam os insolentes, e os violentos procuram tirar-me a vida; não têm Deus diante de si. Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor é quem me sustenta a vida" (Salmo 54.2-4).

"Escuta, ó Deus, a minha oração, dá ouvidos às palavras da minha boca. Pois contra mim se levantam os insolentes, e os violentos procuram tirar-me a vida; não têm Deus diante de si. Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor é quem me sustenta a vida" (Salmo 54.2-4). 

Nos dias de angústias, todos nós precisamos de uma pedra de escape. Pedra de escape é uma saída com a qual não contávamos, e, no último instante, ela aparece e traz um grande alívio às nossas tribulações. Pode até não ser uma solução definitiva, mas é uma providência de Deus para nos livrar de uma enrascada e amenizar nossas angústias. Quando Davi escreveu este Salmo, ele havia passado por uma experiência na qual Deus havia enviado-lhe uma pedra de escape.

A história por trás deste Salmo está registrada em 1 Samuel 23.19-29. Davi, juntamente com seus homens, estava fugindo do rei Saul quando foi traído pelos zifeus. Em razão dessa traição, Davi foi cercado pelo exército de Saul, de forma que não havia mais para onde escapar. Entretanto, dentro dos projetos de Deus, não era para o jovem pastor de ovelhas ser preso e, por isso, Deus providenciou que os filisteus invadissem a terra. "Pelo que Saul desistiu de perseguir a Davi e se foi contra os filisteus. Por esta razão, aquele lugar se chamou Pedra de Escape" (1 Samuel 23.28).

Porventura hoje, em seus dias de angústias, você está precisando de uma pedra de escape? Voltemos, então, ao Salmo 54. Davi, estando em grandes apuros naquele contexto, dá o exemplo que devemos seguir diante de nossas tribulações e declara sua confiança irrestrita no sustento de Deus: "Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor é quem me sustenta a vida (v.4). Imagine falar isso estando completamente cercado pelo exército inimigo, sem visualizar nenhuma saída! Tem sido essa sua experiência? Então não se desespere. Afirme com convicção para seu próprio coração que o Senhor é quem lhe sustenta, mesmo que você não consiga ver nenhuma possível saída das suas tribulações. Mesmo que não tenha chegado o tempo de ele livrar você completamente das suas angústias, confie em que ele providenciará uma pedra de escape para o livramento da batalha atual que você enfrenta.

E possível que, enquanto Davi estava sendo traído pelos zifeus e Saul estava planejando a perseguição a ele, Deus estivesse levantando o exército dos filisteus para atacar a Israel, no exato momento em que Davi estivesse cercado. Lembre se disso sempre: Deus nunca é pego de surpresa pelas nossas tribulações. Enquanto você está lendo esta devocional, ele estará agindo em alguma circunstância para abençoar a sua vida e, dentro em breve, esse livramento chegara.

Por isso, desde já você pode agradecer e louvar ao Senhor como fez o salmista: "louvarei o teu nome, ó Senhor, porque é bom. Pois me livrou de todas as tribulações" (v. 6-7).

TBS... 

Nenhum comentário: