Seguidores

terça-feira, 16 de junho de 2020

"Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos com o Altissimo: invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, tu me glorificarás." (Salmo 50.14-15).

"Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos com o Altissimo: invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, tu me glorificarás." (Salmo 50.14-15). 

Frequentemente, converso com pessoas que buscam a Deus apenas no momento da aflição. Em vindo um refrigério e um alívio na angústia, voltam a viver como se Deus não existisse. É possível que, por causa disso, o Senhor permita que venha nova tribulação, a fim de fazê-los andar nos seus caminhos. Por isso, neste dia, olhe com honestidade para seu coração e, ao final dessa meditação, veja se você precisa tomar decisões mudem a história de sua vida.

O texto que estudamos hoje é um salmo que fala da essência do culto a Deus. Entretanto, nessa visão pastoral sobre dias de angústias, quero desafiar você a analisar seu coração e receber do Senhor não somente a aprovação em sua adoração como também a solução para suas tribulações. Inicialmente, lembremos duas verdades básicas: a primeira é que não há nada que possamos oferecer a Deus que não venha dEle mesmo.

O próprio Deus ressalta essa verdade: "Pois são meus todos os animais do bosque e as alimárias aos militares sobre as montanhas...
se eu tivesse fome, não to diria, pois o mundo é meu e tudo quanto nEle se contém" (v. 10, 12). A segunda verdade é que Deus rejeita aquele que o busca com os lábios, mas o desonra com a vida: "Mas ao ímpio diz Deus: De que te serve repetires os meus preceitos e teres nos lábios a minha aliança, uma vez que aborreces a disciplina e rejeitas as minhas palavras? (v. 16-17). E, para que ninguém se esconda na hipocrisia de dizer que não faz desse jeito, Deus ilustra como isso acontece: "Se vés um ladrão, tu te comprazes nEle e aos adúlteros te associas. Soltas a tua boca para o mal, e a tua lingua trama enganos. Sentas-te para falar contra teu irmão e difamar o filho de tua mãe. Tens feito estas coisas, e eu me calei; pensavas que eu era teu igual" (v. 18-21).

O resumo, então, é que a fé e a vida são os dois lados de uma mesma moeda.

Diante disso, o que Deus requer de nós são duas coisas ligadas a essas duas verdades: que tenhamos um coração grato pelo seu cuidado paternal, e que o honremos em nossa vida cumprindo nosso compromisso de fidelidade com ele. "Oferece a Deus sacrificio de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altissimo" (v. 14). As mesmas duas verdades estão relacionadas na conclusão do salmo: "O que me oferece sacrificio de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus (v. 23).

Fazendo essas duas coisas em nossa vida diariamente, quando o dia da angústia chegar, nosso Senhor promete o socorro de que tanto precisaremos: "invoca-me no dia da angustia; eu te livrarei, e tu me glorificaras" (v. 15). "Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrificio de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome" (Hebreus 13.15). 

Nenhum comentário: