Recentemente ouvi um pastor muito versátil no uso da bíblia sagrada dizer que Deus não está em todos os lugares, e o mesmo cita vários textos bíblicos para justificar os seus argumentos teológicos, querendo com isto, provar para muitos as suas argumentações INFUNDADAS. creio que o mesmo pastor acha que por muito citar a bíblia já é suficiente para provar que as suas teorias estão certas; E isso não é verdade. Os vários textos bíblicos que o pastor citou para justificar que Deus não está em todos os lugares, são estes textos:
Mateus 6:9
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Bíblia Strong
Atos 17:24
O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas.
Bíblia Strong
Mateus 14:19
E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às multidões.
Bíblia Strong
Estes versículos não está ensinando que Deus não está em todos os lugares, mas pelo contrário, estes textos está nos ensinando que somos limitados pelo "tempo" e pelo "espaço," mas o nosso Deus não é limitado pelo "tempo" e pelo o "espaço" que ele mesmo criou. Quando Jesus orava e olhava para o céus ou céu, ele não estava nos ensinando que Deus não estava em todos os lugares, mas sim que ele está em todos os lugares, através da sua "onipresença e onisciencia". Temos que entender que Deus não é como nós seres humanos por enes razões...
Deus não nunca fica ausente de nem um lugar que ele criou, porque ele é onipresente, e onisciente, e onipotente como já disse.
Nos olhamos para o céu porque o trono de Deus está lá no céu, mas simultaneamente Deus está em todos os lugares ao mesmo tempo.
Nos Não vamos encontrar na bíblia sagrada que Deus deixou de conhecer o que ficou ausente das ações e reações de tudo que aconteceu no passado e, no presente e, do futuro. Nos precisamos de GPS para acharmos algum lugar, Deus não, ele já está lá onde queremos ir e, nunca esteve ausente do lugar que queríamos ir, então, só nos resta aceitar que as expressões antropológicas são para nós ajudarem a entender as ações e reações da divindade e, não servem para ser aplicada em Deus de forma literal, mas de forma figurada, então, quando nos lermos na bíblia algumas expressões antropológicas entenda que não é uma contradição dos atributos comunicaveis e incomunicais de Deus, mas é para nós ajudar a entender a Deus em linguagem humana.
nós conseguimos olhar só para um lugar ao mesmo tempo, Deus não precisa olhar, pois ele nunca deixou de vê... e tudo está patente e claro diante de si mesmo.
Quando a bíblia diz que Deus deceu na terra para criar o homem, Isso não significa ausência de Deus ou espaço vazio, mesmo que Deus tenha que ir a terra literalmente ele não ficou ausente de onde ele esteve primeiro.
Por tanto ensinar que Deus não está em todos os lugares, é uma heresia, pois os atributos incomunicável de Deus não podem sofrer agravos, pois são de natureza única e inseparável do ser de Deus.
Resumindo, o tal Pastor não entende de antropologia bíblica e de hermenêutica, e si entendi não está usando à para fazer jus a verdadeira interpretação bíblica.
Autor: Carlos Ribeiro
Por
TBS teologia bíblica Sadia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário