... Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que, hoje, vos fará... (Êx 14.13).
O povo de Israel viu as portas da prisão serem abertas, o jugo ser despedaçado e o cativeiro opressor chegar ao fim. Enfim, o sonho da liberdade se cumpria.
As orações eram respondidas.
O povo marchava resoluto rumo à terra prometida.
Não tardou, porém, para que surgisse o primeiro desafio. O povo já estava acampado junto ao mar Vermelho,
perto de Pi-Hairote, defronte de Baal-Zefom. De repente, os egípcios surgiram furiosamente com todos os cavalos e carros do Faraó, e os seus cavalarianos e
todo o exército os alcançaram.
Quando os israelitas levantaram os olhos, eis que os egípcios vinham atrás deles. Estavam encurralados: pela frente, o mar; pelas laterais, as montanhas; e, por trás, os egípcios. Era um beco sem saída. Ao mesmo tempo que clamavam a Deus, também murmuravam contra Moisés.
Era um problema insolúvel, uma causa perdida, uma situação irremediável. Moisés disse ao povo para não temer,
mas ver o livramento de Deus, e Deus disse a Moisés que o povo deveria marchar.
Uma coluna de fogo se interpôs entre o exército do Faraó e o povo de Israel naquela dramática noite, de tal forma que o inimigo não pôde aproximar-se do povo de Deus. Em seguida, o mar se abriu e o povo de Israel passou a pé enxuto, enquanto os egípcios pereceram afogados.
O mesmo mar que foi estrada segura para os israelitas revelou-se a sepultura de seus inimigos. Ainda hoje, Deus nos dá livramentos extraordinários. Ele é o mesmo Deus cheio de graça e Todo-Poderoso.
Não precisamos temer; podemos confiar. Mesmo quando somos encurralados por problemas insolúveis e ficamos presos num beco sem saída, do alto vem o nosso socorro!
HDL 📚✍🤔 TBS 🤗
Nenhum comentário:
Postar um comentário