Seguidores

sexta-feira, 29 de maio de 2020

"Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração, Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. Descansa no Senhor e espera nele"(Salmo 37.4-7)🛐

"Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração, Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. Descansa no Senhor e espera nele"
(Salmo 37.4-7)

Li certa vez a história de um garotinho que brincava tranquilamente no convés de um navio que estava à deriva, enquanto todos os passageiros corriam e gritavam desesperadamente. Então, um deles parou e disse esbaforido:

"Garoto, este navio está quase afundando... você não está assustado?" E o garotinho disse com serenidade: "Não.. o comandante do navio é o meu pai e ele está controlando o leme".

Essa história ilustra bem qual deveria ser nossa atitude em meio às tormentas desta vida, mas acaba realçando nossa dificuldade em descansar nas mãos do Senhor. Esse é um dos mais difíceis exercícios espirituais. Muitas vezes não temos absolutamente mais nada a fazer diante de nossos problemas, por isso é fácil "esperar" no Senhor. Entretanto, descansar" é muito difícil, principalmente quando estamos enfrentando dias de angústias. Mas é isso que Deus quer: que aprendamos a descansar nEle.

Na verdade, há circunstâncias em que nossa dificuldade em descansar em Deus torna-se uma "declaração de falta de fé que ofende o nosso Senhor. Ele faz inúmeras promessas
de que cuidará de nós, e espera de nossa parte a confiança de que ele é capaz de cumpri-las. Aqui mesmo, no salmo de hoje, temos uma dessas promessas: "O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão" (v. 23-24). Por isso, em seus dias de angústia creia na promessa do Senhor e recuse-se a ficar prostrado remoendo suas dores.

Parece que temos dificuldades em descansar no Senhor por causa de um falso entendimento do que isso significa.

Para nós, descansar é sinônimo de "não fazer nada" e quando passamos por tribulações temos a tendência de ficar agitados, buscando insistentemente por soluções para nossos problemas.

Por isso, a ideia de "não fazer nada" nos parece absurda. Mas não é isso que o texto está ensinando, pois há uma sequência de ações que precisamos empreender, como podemos ver nos versos 3 a 5. Primeiro, temos que confiar no Senhor, não há como descansar sem confiar. Depois, temos que fazer o bem, ou seja, mudar nossas atitudes a fim de sermos bênção na vida de outras pessoas, mesmo passando pelas nossas próprias lutas.

Em seguida, o texto diz que temos que habitar na terra, o que é óbvio; mas isso significa levar adiante a vida comum do dia a-dia, desenvolver nossas responsabilidades em casa, na escola, no trabalho, na igreja. Não se entregar à depressão e evitar ficar recluso amargurando o coração por causa das lutas. Na sequencia, o texto diz que temos que nos alimentar da verdade; abandonar a mentira e a falsidade e viver uma vida integra.

Finalmente, temos que nos agradar do Senhor, que implica em estar satisfeitos com seus planos para nossa vida e também em sermos agradáveis a ele.

Depois de tudo isso então, é entregar o caminho ao Senhor, confiar nEle e o deixar cuidar de tudo (v. 5). Ele é quem vai defender seus direitos, como promete no verso seis.

TBS... 

Nenhum comentário: