Seguidores

sexta-feira, 29 de maio de 2020

"Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz" (Salmo 36.9). 🛐

"Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz" (Salmo 36.9). 

Uma luz no fim do túnel. Esse é o ditado popular que mais se identifica conosco em algumas fases de nossa vida. São momentos em que nossas angústias se avolumam tanto sobre nós, que nos sentimos literalmente "no escuro" e sem nenhuma perspectiva de saída: é o casamento que parece não ter mais jeito, é a crise financeira que parece impagável, é a enfermidade que parece incurável, além de diversas outras fontes de angústias para nossa alma. Entretanto, quando falamos de "uma luz no fim do túnel" não falamos necessariamente da solução definitiva de nossos problemas. Mas falamos de um fio de esperança que nasce no nosso coração. "Nem tudo está perdido", falamos ao nosso coração, "parece que há uma saída". Nesses momentos difíceis, o que mais precisamos é disso: reacender a esperança de que há uma saída, mesmo que a gente ainda não consiga entender qual seja.

Por isso, abra seu coração para o versículo de hoje: "na tua luz, vemos a luz". Deixe-se apascentar por esta verdade da palavra de Deus. No momento em que você ler esta devocional, creia no seu Senhor que há uma saída para suas crises. Mesmo que ainda não consiga percebê-la, lembre-se de olhar para a luz de Deus. Qualquer que seja a solução, ela está ali. E, ao olhar confiantemente para Deus, abra seu coração para ser apascentado pelo Espírito Santo nesses momentos, e não deixe se levar pela angústia e pela falta de perspectiva.

Lembre-se que ao olhar para a "luz no fim do túnel" você já achou um ponto de referência no meio da escuridão: é só caminhar naquela direção. "Na tua luz, vemos a luz. Olhe para o Senhor e aproxime-se dEle, mesmo que você não tenha ainda a solução para seus problemas. Derrame perante ele sua angústia de alma e aprenda a descansar na sua bondade. Como Davi, afirme com convicção que "a tua benignidade, Senhor, chega até aos céus, até às nuvens, a tua fidelidade" (v. 5). Reafirme ao seu coração a conclusão a que chegou o salmista: "os filhos dos homens se acolhem à sombra das tras asas. Fartam-se da abundância da tua casa, e na torrente das tuas delicias lhes das de beber" (v. 7-8). Ainda que na sua angústia você não veja essa descrição como sendo sua realidade, creia que a salvação do Senhor virá e no tempo certo tais palavras se aplicarão à sua vida.

Ao fazer isso, você perceberá que o seu foco deixou de ser as crises e problemas, e passou a ser a luz do Senhor. E gradativamente você irá saindo do alcance dessas lutas e sentirá que a angústia de alma já não será mais tão forte. É a graça de Deus que vai permeando sutilmente sua vida e amparando seu coração nesses momentos difíceis. Está sem orientação? Olhe para Jesus. Ele é a nossa luz.

TBS... 

Nenhum comentário: