Seguidores

terça-feira, 26 de maio de 2020

"Compadece - te de mim, Senhor, porque me sinto atribulado; de Tristeza os meus olhos se consomem, e a minha alma e o meu corpo" (Salmo 31.9).

"Compadece - te de mim, Senhor, porque me sinto atribulado; de Tristeza os meus olhos se consomem, e a minha alma e o meu corpo" (Salmo 31.9). 

Doenças psicossomáticas são aquelas geradas como efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo e sobre o nosso bem-estar. Sabemos que uma pessoa que vive sob pressão psicológica continua desenvolve enfermidades fisicas como resposta do seu organismo a esse estresse. O termo técnico é recente, mas a reação orgânica é a mesma desde a criação. No texto de nossa devocional de hoje, Davi fala exatamente sobre isso, e também da atitude correta que devemos ter diante desta situação.

👉🏿O Salmista mostra os efeitos gradativos das tribulações sobre nós, começando pela tristeza dos olhos, passando pela alma e chegando ao corpo. 👉🏿Primeiramente, ele mostra que as tribulações podem tirar nossa alegria de viver. A ideia expressa pela expressão "de tristeza os meus olhos se consomem é a da retroalimentação: uma tristeza que traz outra, e assim suces sivamente. Ele explica isso de novo no v. 10 ("gasta-se a minha vida na tristeza, e os meus anos, em gemidos;" mostrando que não se tratava de uma crise passageira, mas de uma que insistia há anos. Em seguida, Davi expressa que não só os seus olhos, mas também sua alma se consome. Está presente aqui a ideia da angústia que toma conta do coração e da mente, constituindo aqueles momentos em que não temos nenhuma perspectiva de melhora no futuro. Quando a tristeza atinge nossa alma, ela tira de nós a esperança, que é a primeira força que nos impulsiona para a vitória, dificultando nossa reação. Finalmente, Davi conclui que a tristeza não consumia somente seus olhos e sua alma, mas também o seu corpo.👉🏿 A enfermidade da alma se manifesta externamente por meio da enfermidade física. Ele mesmo mostra essa verdade no salmo seguinte: "Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos de todo o dia" (Salmo 32.3). O peso psicológico de guardar um pecado, de ficar sozinho acobertando os próprios erros, é uma carga terrível que acaba com nossa saúde.

👉🏿 A solução para isso está presente no texto.

👉🏿 Primeiro, abra seu coração para receber o amor e o perdão de Deus. Faça como Davi, colocando tudo na presença de Deus e clamando pela sua intervenção: "Compadece-te de mim, Senhor" (31.9),
"Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei" (32.5). Essa ação tirará o peso de sua alma, como Pedro mostra na sua carta: "lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós' (1 Pedro 5.7). Tendo feito isso, combata a tristeza de seus olhos reafirmando sua confiança no Senhor: "Quanto a mim, confio em ti, Senhor. Eu disse: tu és o meu Deus (14). Relembre para seu coração que Deus é fiel e que em breve você estará cantando louvores a ele, livre de suas tribulações.

Se porventura no começo desse processo você não conseguir ter a percepção de que Deus está presente, reafirme sua fé como fez o salmista: "Eu disse na minha pressa: estou excluido da tua presença. Não obstante, ouviste a minha voz, quando clamei por socorro" (v. 22). 

TBS... 

Nenhum comentário: