Seguidores

quarta-feira, 20 de maio de 2020

"Na minha angústia, invoquei o Senhor, gritei por socorro ao meu Deus, Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos" (Salmo 18.6).

"Na minha angústia, invoquei o Senhor, gritei por socorro ao meu Deus, Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos" (Salmo 18.6).

Davi escreveu este Salmo quando já estava velho e desfrutar de um período de tranquilidade em sua vida (2Samuel 22). Ao falar sobre sua experiência com Deus, ele é usado pelo Espírito Santo para oferecer a orientação sobre o que devemos fazer nos momentos de angústia. O fato de que ele estava escrevendo após ser libertado de suas tribulações estimula-nos a seguir seu exemplo, pois ele fala de algo que foi testado e aprovado por ele mesmo.

👉Davi expressou sua situação de uma forma enfática, parecida com nossa experiência de vida: "Laços de morte me cercaram, torrentes de impiedade me impuseram terror: Cadeias infernais me cingiram, e tramas de morte me surpreenderam (v. 5-6). Mesmo que isso possa não ser literal, muitas pessoas hoje escrevem a mesma coisa se tivessem que expressar seus sentimentos. Os momentos de angústia levam-nos a ter essa sensação sufocante nas horas difíceis, e não nos são estranhas as ideias de laços de morte, torrentes de impiedade, terror, cadeias infernais e tramas de morte. Você tem se sentido assim em alguns momentos?💭

👉Então preste atenção na ação de Davi.

- Em primeiro lugar, aprenda com ele a exercer a sua fé com convicção. Mesmo quando quase jogado no abismo da morte, ele ergueu seu coração ao céu em oração. Por mais forte que esteja sua crise, não permita que ela o impeça de orar e apresentar suas petições na presença de Deus. A solução vem como resposta à sua oração.

- Em segundo lugar, lembre-se de que nesses momentos de angústia a oração deve ser proporcional à necessidade de intervenção divina. Davi mostra isso ao registrar que não apenas "invocou" o Senhor, mas também "gritou por socorro". É hora de intensificar sua busca da presença de Deus, de uma forma ampla e com mais solicitude do que antes de enfrentar as crises. Na verdade, Deus mostra, na história de seu povo, que um de seus propósitos ao permitir a crise é exatamente o de trazer de volta aqueles que foram se afastando de sua comunhão.

- Em terceiro lugar, siga o exemplo de Davi, identificando seu Senhor como "meu Deus". Ele se distingue daqueles que, quando movidos pela necessidade, invocam a Divina Majestade com modos confusos e tumultuosos, mas que não se achegam a Deus de forma familiar e com coração puro, visto que nada sabem de seu favor e munificência paternais' (...).

A conclusão é que, quando Davi se viu cercado pelos inimigos, Deus estendeu para ele o socorro dos céus. De igual forma, confia no Senhor e busque intensamente sua presença.

O socorro dos céus certamente virá sobre sua vida.

Tbs...

Nenhum comentário: