Seguidores

sábado, 30 de maio de 2020

"Vem do Senhor a salvação dos justos, ele é a sua fortaleza no dia da tribulação" (Salmo 37.39).

"Vem do Senhor a salvação dos justos, ele é a sua fortaleza no dia da tribulação" (Salmo 37.39). 

Há dias em nosso período de angústia que soam como se estivéssemos em um local completamente desprotegido.

Como se nos encontrássemos acuados pelos problemas e crises sem ter qualquer ponto de proteção, totalmente à mercê daqueles "inimigos" que nos cercam e não nos dão trégua. Isso aumenta mais ainda nossa angústia visto que a insegurança faz com que pensemos que, de fato, não haja saída para nossa situação. Parece ser esse o contexto que Davi visualizou quando escreveu o versículo base de nossa meditação: "vem do Senhor a salvação dos justos.

Nossa luta interna é que, quando passamos por angústias resultantes de nossas decisões erradas e nossos pecados, temos dificuldades de aplicar esse texto a nós. Achamos que o Senhor quer nos punir e, por isso, nossa única fonte de salvação estaria fechada. Mas isso é engano de nosso coração. Observe que o autor deste Salmo é Davi. Esse homem de Deus teve uma experiência marcante, pois cometeu erros terríveis na sua vida.

No entanto, muitos séculos depois de sua morte, o próprio Deus testifica: "Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu
coração, que fará toda a minha vontade" (Atos 13,22). O que tornou Davi um homem diferente foi a seguinte situação: quando questionado pelo profeta de Deus, ele admitiu imediatamente seu pecado e se quebrantou diante do Senhor. (2Samuel 12.13).

Na verdade, o justo não é uma pessoa que é perfeita, mas é a pessoa que admite suas fraquezas e seu pecado, e apresenta se quebrantada diante do Senhor. Ao fazer isso, recebe de Deus não só o perdão dos pecados, mas também a solução dos problemas que causam angústia na alma. Mesmo não sendo perfeitos, temos que lembrar de que nossa justificação vem do Senhor, e não de nossa própria força. Isso nos dá segurança, uma vez que o cuidado e a fidelidade dEle são inquestionáveis.

Por fim, nosso coração pode pensar erroneamente que a ação de Deus nos isentará de passar por problemas. O próprio versículo já adianta que precisamos de salvação que haverá dias de tribulação em nossa vida. Sejam quais forem as origens das tribulações, lembremos de que, em sua Palavra, o Senhor nos assegura que é a nossa fortaleza. Esse termo nos remete ao período bíblico, no qual as cidades eram cercadas por grandes muros. Quando uma ameaça se aproxima, todas as pessoas que trabalhavam fora da cidade entravam e os pesados portões eram fechados. Ali havia segurança e as pessoas podiam dormir tranquilas, mesmo com o inimigo as portas. Essa é a figura de linguagem para mostrar a ação de Deus em nossa vida.

Por tudo isso, nesses dias de tribulação, lembre-se o verso 40:"O Senhor os ajuda e os livra; livra-os dos impios e os salva, porque nEle buscam refugio". Dessa forma, aprenda a buscar refúgio no Senhor. Lembre-se daquele hino que nossos irmãos cantam há muito tempo: "Oh, Cristo é nosso abrigo no temporal, na tentação, em todo mal. Sim, Cristo é nosso abrigo no temporal refúgio na tribulação!"

(Hinário Novo Cântico, 137).

TBS... 

Nenhum comentário: