Seguidores

segunda-feira, 25 de maio de 2020

"Senhor, meu Deus, clamei a ti por socorro, e tu me saraste. Senhor, da corva fizeste subir a minha alma; preservaste-me a vida para que não descesse à sepultura... Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã" (Salmo 30.2-3, 5).

"Senhor, meu Deus, clamei a ti por socorro, e tu me saraste. Senhor, da corva fizeste subir a minha alma; preservaste-me a vida para que não descesse à sepultura... Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã" (Salmo 30.2-3, 5). 

'Nenhum vale é profundo demais'. Esse é o título de um antigo livro que expressa a realidade de que Deus é maior do que nossas crises. Na realidade, o nosso Senhor tem poder até para reverter situações que, para nós, já estavam completamente perdidas. Seja uma empresa falida, um casamento fracassado, um filho rebelde, uma enfermidade incurável pela medicina ou uma angustia interna cuja origem desconhecemos. Nada disso é definitivo para o nosso Deus. Davi sabia disso e escreveu o salmo que estamos estudando, expressando a realidade que ele estava vivendo, que também pode ser a minha ou a sua realidade.

O Salmista inicia deixando claro que ele não estava isento de passar por crises, mesmo sendo alguém temente a Deus. Na verdade, os termos que ele usa demonstram que suas crises eram bem intensas e fortes. Ele diz, no verso 3, que o Senhor fez "subir da cova a minha alma e que o preservou a vida para que não descesse à sepultura". Essa forma de falar expressa uma experiência muito marcante e difícil, que talvez identifique também as lutas que você tem enfrentado hoje ou, pelo menos, graciosamente. Davi, então, reconhece que bastou o Senhor deixar de olhar um pouquinho para ele e a tribulação veio.

👉🏿 Neste ponto, ele admitiu que pela graça é que Deus o estava sustentando o tempo todo. Sará isso o que está acontecendo com você nesse período de tribulação? Está na hora de se humilhar na presença do Senhor.

Se você reconhece que a tribulação tem como objetivo quebrantá - lo na presença de Deus, então faça como o salmista:

"Por ti, Senhor, clamei, ao Senhor implorei" (v8). Volte para o Senhor, clamando e implorando pelo Seu agir em sua vida.

👉🏿 Quando alguém clama e implora, está abrindo mão da soberba e altivez. Está reconhecendo que sem Deus não é nada, e que dEle vem todas as coisas.

Se você caiu em tribulação, tristeza e luto, então busque ao Deus de Davi. Certamente ele agirá em seu favor e mudará a sua sorte. "Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria" (v. 11). Deus é poderoso para mudar toda a sua realidade de forma maravilhosa. Creia nEle, se entregue a ele e deixe-o cuidar de voce. E, desde já, você pode ensaiar os cânticos de gratidão, porque para isso é que ele te socorre: "para que o meu espírito te cante louvores e não se cale.

👉🏿 Senhor, Deus meu, graças te darei para sempre (v. 12).

TBS... 

Nenhum comentário: