Seguidores

terça-feira, 19 de maio de 2020

"Até quando, Senhor? Esquecer-te-ás de mim para sempre?Até quando ocultas de mim o rosto?Até quando estarei en relutando dentro em minha alma, com tristeza no coração cada dia?" (Salmo 13.1-2).

"Até quando, Senhor? Esquecer-te-ás de mim para sempre?
Até quando ocultas de mim o rosto?
Até quando estarei en relutando dentro em minha alma, com tristeza no coração cada dia?" (Salmo 13.1-2).

Nestes dois versiculos, o salmista apresenta diante de Deus quatro perguntas cruciais quando passamos por dias de angustia. Uma das principais perguntas que assolam nosso coração é exatamente esta: "Até quando, Senhor?". Com nossa aflição, geralmente perdemos a expectativa de solução rápida e, ao esperar no Senhor, podemos questioná-lo acerca do tempo de ação dEle. Na verdade, algumas pessoas pensam que tais questionamentos são ofensivos a Deus e impróprios para serem feitos. Mas não é bem assim.

Apesar das perguntas parecerem ofensivas e com um tom de cobrança da ação divina, o próprio fato de elas estarem sendo feitas mostram que o coração ainda tem esperança na ação do Senhor. O título do salmo foi estabelecido pelo tradutor como sendo uma "Oração de Fé", e ele expressa a realidade de Davi. Quando você questiona a Deus, você está fazendo isso em oração. Pior seria se escondessem esse questionamento em nosso coração e nem buscássemos a ele em oração.

Além disso, é preciso aprender com Davi a entender nossa situação nos momentos de angústia. A sensação dele é a mesma que sentimos em nossas experiências difíceis. Parece que Deus não está agindo. Parece que ele se esqueceu de nós.

Parece que ele, intencionalmente, esconde o seu rosto em lugar de olhar para nossa aflição. Todos os dias relutamos em nossa alma, e a cada dia temos o coração cheio de tristezas. E, quanto mais tempo isso dura, mais nossa angústia se intensifica. Nesse contexto é que depositamos diante do Senhor o grito de nosso coração: "Até quando, Senhor?".

👉Mas a solução está implícita no problema. Não só o fato de que nossa oração, mesmo com este teor, é uma busca da presença de Deus, mas também o fato de que a luta interior é um bom sinal. E sinal de que ainda não entregamos os pontos, de ainda confiamos em Deus, de ainda temos esperança para o futuro com expectativa
Por isso, não perca a esperança neste dia de aflição. Pelo contrário, seguindo o exemplo de Davi nos dois últimos versículos deste salmo, reafirme sua dependência de Deus e confie na sua graça. Seu coração pode se regozijar no Senhor porque ele é a sua salvação. Até mesmo a tristeza pode ser substituída pela adoração quando reafirmamos nossa confiança na ação de Deus. Com certeza, ao agir assim, seu Senhor concederá uma nova expectativa de solução para todos os problemas que podem trazer a angústia, E, quando você menos esperar, poderá perceber que, gradativamente, a solução vai permeando as crises. Confie no Senhor.

Tbs...

Nenhum comentário: