Seguidores

sábado, 23 de maio de 2020

"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam" (Salmo 23.4).

"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam" (Salmo 23.4). 

Não poucas vezes, nosso coração pode questionar o fato de termos que passar por crises e angústias, mesmo tendo o Senhor como nosso pastor. Mas Davi não tinha essa dúvida, porque teve o pastoreio como profissão. Ele sabia que, para levar suas ovelhas para pastos mais verdejantes, ele tinha que conduzi-las por caminhos pedregosos e perigosos. Certamente, as ovelhas não podiam entender esse ato do pastor, mas elas obedeciam. E foi essa a figura de linguagem que Davi usou no salmo 23 para falar de Deus e de si mesmo. Se você hoje está passando por aflição e tem sido tentado a questionar as ações e o cuidado de Deus, aprenda com Davi a superar essa situação.

👉🏿Primeiramente, tenha uma visão equilibrada e correta de Deus (v. 1). Ele não é apenas o pastor, mas é Senhor. Ele tem autoridade e poder para nos conduzir, guiar e proteger. Na sua soberania, ele continuará a tomar as melhores decisões sobre a nossa vida, mesmo que seja nos dirigir pelo vale da sombra da morte e nos colocar na presença de nossos adversários. Confie no seu pastor celestial, e deixe que ele conduza sua vida.

👉🏿 Depois, Davi relembra que o Senhor é, de fato, o pastor de sua vida. Assim como o pastor conhece as características de suas ovelhas, o Senhor conhece nossas fraquezas. As ovelhas têm uma visão muito curta, não conseguem enxergar longe e perdem-se muito fácil; nós também temos dificuldade para enxergar o futuro e somos completamente dependentes da orientação de nosso Senhor. Ovelhas têm pernas curtas e lã espessa, razão pela qual precisam de águas tranquilas, pois, se caírem na correnteza, não conseguem vencer a força da água que encharca sua lã; nós também temos a mesma fragilidade diante das águas turbulentas que assolam nossa vida em determinadas épocas. E, assim como as ovelhas precisam de refrigério por ter lã espessa em um clima muito quente, também nossa alma carece de refrigério diante das lutas que constantemente enfrentamos. Nosso pastor conhece todas as nossas características e necessidades e, no tempo certo, providencia tudo de que precisamos.

👉🏿 Finalmente, para lidar com o "vale da sombra da morte", Davi ensina que você precisa submeter-se ao pastoreio do Senhor. Ele não diz que o Senhor "será" o pastor, mas que ele "é" o seu pastor. Faça como o salmista: aceite hoje o pastoreio do Senhor. Aceite seu suprimento e sua direção. Lembre-se de que existe uma razão para poder estar tranquilo ao passar pelo vale da sombra da morte: a convicção de que tu estás comigo" (v.4). 

👉🏿Ele é um pastor presente que não lhe abandona.

👉🏿 Está cansado? Ele faz você repousar em águas de descanso.
👉🏿 Está sentindo aflição na alma? Ele dá refrigério. 👉🏿Está sem orientação sobre as decisões que deve tomar? Ele guia pelos caminhos certos. Assim, tenha a mesma convicção de Davi neste salmo: sua vida estará sempre na presença de seu pastor celestial (habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre". v. 6).

TBS... 

Nenhum comentário: