Seguidores

sexta-feira, 15 de maio de 2020

"São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele. Deito-me e pego no sono; acordo porque o Senhor me sustenta. Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados" (Salmo 3.2, 5-6)

"São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele. Deito-me e pego no sono; acordo porque o Senhor me sustenta. Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados"

(Salmo 3.2, 5-6)

Dias de angústias são aqueles em que nosso coração está constantemente triste. São tristezas provocadas por enfermidades, problemas financeiros, crises familiares, decepções com as pessoas ou consigo mesmo. As vezes, nem conseguimos identificar a razão da angústia, e isto nos causa mais angústia ainda. Passamos o dia todo apreensivos, perdemos o interesse em coisas que antes eram nossa alegria.

A noite, que era a grande aliada na luta por repor as nossas energias, passa a ser a nossa inimiga, em virtude de o sono ter nos abandonado. E, por não termos uma noite de descanso, dia seguinte torna-se pior que anterior. Como lidar com isso?

Inicialmente, olhemos o exemplo de Davi neste salmo.

Este rei foi traído pelo próprio filho, Absalão, que durante quatro anos falou maliciosamente contra seu pai, "e, assim, ele furtava o coração dos homens de Israel' (2Samuel 15.6). Absalão usurpou o trono e o Rei Davi teve de fugir seu próprio filho. Muitos, hoje, passam por experiência similar, sendo abandonados e desamparados pela própria família e pelos amigos, e têm o coração angustiado por essa circunstância.

Mas Davi mostra como devemos agir para superar tudo isso.

👉Primeiro, reafirme ao seu coração que Deus é o escudo. Isso é necessário porque, nesses momentos, sempre aparecem pessoas dizendo que não há solução para você, assim como fizeram com Davi: "São muitos os que dizem de mim: não há em salvação em para ele" (v. 2). Mesmo que ninguém o diga, seu coração pode pensar assim e chegar a essa conclusão. Mas isso não é verdade. Afirme com segurança sua fé, tal como o salmista: "Porém tu, Senhor, és o meu escudo" (v. 3). Lembre-se da fidelidade de seu Deus em cuidar de sua vida, e que ele jamais te abandonará. Davi escreveu em outro salmo: "Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá " (27.10).

👉Fale isso para seu coração de forma insistente.

👉👉Em segundo lugar, se Deus cuida de você, aprenda a descansar nas mãos dEle: "Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta (v. 5). Essas palavras foram ditas quando o rei Davi estava sendo perseguido e tinha tudo para passar a noite acordado vigiando contra os inimigos. Mas ele sabia que sua segurança estava no Senhor, e que precisava dormir para mais um dia de lutas. Faça isso também. Se você não pode fazer nada para resolver seus problemas entre dez da noite e seis da manhã, então coloque sua causa diante de Deus e durma sossegado, sabendo que o Senhor revigorará suas forças para as batalhas do dia seguinte.

Nos próximos dias, vamos caminhar juntos pelo livro de Salmos. Aproveite esse período para deixa-se apascentar pela boa mão de Deus. E, se o medo ou a angústia assaltarem sua alma, você não estará sozinho. Buscaremos juntos a presença de nosso Deus. "Do Senhor é a salvação" (v. 8).


Tbs...

Nenhum comentário: