Seguidores

domingo, 24 de maio de 2020

"Pois no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha" (Salmo 27.5).

"Pois no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha" (Salmo 27.5). 

Quando passamos por angústias de alma, temos a sensação de estarmos desprotegidos e vulneráveis. Parece que a adversidade nos atingirá a qualquer momento, e que não há como escaparmos das crises. Essa impressão deixa-nos mais apreensivos ainda, acrescentando mais problemas ao nosso coração. Algumas pessoas entram em pânico diante desse sentimento, mas, na devocional de hoje, quero compartilhar acerca de como Davi lidou com isso.

A razão pela qual aquele salmista não entrava em pânico nas possíveis crises que pudesse enfrentar está no fato de que ele sabia sobre a sua segurança: naqueles momentos dificeis, o Senhor sempre seria um braço forte a proteger-lhe. A ideia de ocultar no seu pavilhão" é a de que Deus o passaria para trás de si e ficaria à frente para enfrentar os inimigos. Ou seja, quem enfrenta nossos inimigos é o nosso Senhor, que nos protege a ponto de nos ocultar das forças hostis. Hoje, você pode ter essa confiança de se entregar sob os cuidados de seu Deus e saber que ali há segurança. Ele vai, como disse Davi, "te elevar sobre uma rocha a sua vida e colocá-la em local inalcançável para seus inimigos. Mas há ainda duas ações que precisam ser consideradas nesse texto.

👉🏿 A primeira ação diz respeito à nossa intimidade com o Senhor. Precisamos nos sentir seguros de modo que tenhamos ânimo para lutar contra nossas crises, uma vez que o sentimento de desamparo nos prejudica. Davi mostra que o Senhor nos acolherá "no recôndito do seu tabernáculo", expressando a ideia de interior, de intimidade, de estar no lugar mais intimo do tabernáculo. É ali que Deus acolhe e guarda o meu e o seu coração.

Por isso, aproxime-se do Senhor e entre em sua presença com confiança. Ele é o seu Pai Celestial. Isso também nos fortalece a alma, por saber que ele não nos despreza nem nos desampara. O próprio Davi mostra isso de forma enfática: "Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá" (v. 10).

👉🏿 É isso: o Senhor está de braços abertos para acolher, não de forma superficial, mas no "recôndito do seu tabernáculo".

👉🏿 A outra ação que o texto destaca é a busca do Senhor em todos os momentos de nossa vida, não só nos difíceis.

👉🏿 Olhe o empenho daquele salmista: "Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo" (v.4). Viva todos os dias de sua vida na presença do Senhor, pois, desta maneira, ele já estará ao seu lado nos momentos difíceis.

👉🏿 Meditar no templo do Senhor é importantíssimo; é ali que aprendemos de sua grandeza e de seu poder. Assim fazendo, novamente recebemos dele a exortação confortante do final deste salmo: "Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor" (v. 14).

TBS... 

Nenhum comentário: