Seguidores

sábado, 23 de maio de 2020

"Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito. Alivia-me as tribulações do coração; tira-me das minhas angustias. Considera as minhas aflições e o meu sofrimento e perdoa todos os meus pecados" (Salmo 25.16-18).

"Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito. Alivia-me as tribulações do coração; tira-me das minhas angustias. Considera as minbas aflições e o meu sofrimento e perdoa todos os meus pecados" (Salmo 25.16-18). 

A solidão é hoje uma das maiores fontes de angústia para nossa alma. Não apenas o isolamento fisico, mas, de uma forma muito mais agressiva, a solidão em meio à multidão.

Esta se dá quando estamos entre nossos familiares e amigos, mas com um imenso vazio no coração e a alma árida. Parece que a alegria com nossos queridos já não tem mais razão de ser.

Em função de nossa aflição, até a presença de Deus já não é tão perceptível como nos dias de outrora. Davi passou por esse tipo de angústia da alma, e clamou para que Deus se voltasse para ele. Não que o Eterno o tivesse abandonado, mas Davi já não sentia a Sua presença. Por isso ele registra a oração do v. 1:

"volta-te para mim e tem compaixão".

👉🏿 Muitas pessoas tentam lidar com essa tristeza de alma negando a sua realidade e usando de artifícios para encobertá-la.

👉🏿 Apelam para bebidas, festas, entretenimentos e coisas similarres. Mas esse não é um caminho eficiente. Para lidar com esses momentos, coloque-se na presença do Pai Celestial, abrindo seu coração e admitindo sua angústia de alma. Foi o que Davi fez: "estou sozinho e aflito. Alivia-me as tribulações do coração; tira-me
das minhas angustias". A honestidade diante daquele que sonda os nossos corações faz com que tenhamos uma maior intimidade com nosso Senhor, e essa intimidade é que nos conduzirá para fora de nossos problemas. Além disso, aumentando a intimidade com o Senhor, conhecemos a sua vontade. E como Davi expressa: "A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliansa" (v. 14).

 Mas há outra ação de que precisamos nesses momentos: 👉🏿relembrar as promessas e a fidelidade de Deus. Davi faz isso constantemente nesta oração que estamos estudando. Lembre se de que quem espera em Deus não será envergonhado (v3); de que o Senhor é o Deus de nossa salvação, em quem esperamos durante o dia todo (v. 5); de que Deus olha para nós não segundo nossos pecados, mas segundo sua muita misericórdia e bondade (v.7); de que ele é bom e reto, e que nos guia pelo caminho (v. 8, 12); de que ele guarda nossa alma e dá refúgio seguro (v. 20). São essas as afirmações que devemos fazer ao nosso coração nos dias difíceis, porque, independente do momento que estamos enfrentando, o Senhor continua sendo o que ele sempre foi. 

👉🏿 Finalmente, reafirme suas fraquezas e pecados. Mas não faça isso para entrar em desespero; faça para receber do Senhor o bálsamo de Sua presença. Coloque diante dEle suas iniquidades e ore pelo perdão do Senhor. Lembre-se: Deus faz isso porque ele nos chama como seu povo. Por causa do Seu nome é que olha para nós e nos perdoa. Essa é a oração de Davi no verso 11. Dessa forma, quando a aflição assaltar seu coração, faça como Davi: "A ti, Senhor, elevo a minha alma" (v. 1). 

👉🏿Confie nEle e em breve os dias de aflição farão parte do passado.

TBS...📚

Nenhum comentário: