Seguidores

sábado, 30 de maio de 2020

"Estou aflito e mui quebrantado; dou gemidos por efeito do desassossego do meu coração. Na tua presença, Senhor, estão os meus desejos todos, e a ansiedade do meu coração não te é oculta"(Salmo 38.8-9).🛐

"Estou aflito e mui quebrantado; dou gemidos por efeito do desassossego do meu coração. Na tua presença, Senhor, estão os meus desejos todos, e a ansiedade do meu coração não te é oculta"
(Salmo 38.8-9). 

Neste salmo, Davi toca em um assunto que muito nos incomoda: a angústia que nos sobrevêm por causa de nossos erros. Ele é claro em falar que, por causa do seu pecado, ele estava tendo um problema psicossomático, ou seja, sua angústia se expressava em sua saúde física (v. 27). Aqui podemos aprender sobre a origem e os efeitos da angústia e, também, sobre o remédio para combate-la.

👉🏿 Primeiramente, temos que admitir a origem de nossos problemas e ser honestos para reconhecer quando são resultado dos nossos pecados e erros. Uma decisão precipitada, uma opção errada, um caminho que não deveriamos ter tomado.

Seja qual for a situação, admita que você errou e que, agora, as consequências vieram, trazendo uma angústia grande que se manifesta até em seu corpo. Reconhecer o erro é o primeiro passo para o combate de suas consequências.

Logo após, aprendemos sobre os efeitos da angustia.

É preciso considerar esses efeitos a fim de identifica los em nossa experiência pessoal. O descarrego do campo" traz aflição, quebrantamento e gemidos. Ele expressa a forma como nos sentimos nessas épocas: "Sinto-me encurtado e sobremodo abatido ando de luto o dia todo" (v. 6.)E a ideia do "dia cinzento", no qual não temos prazer em nada, nem nas coisas que normalmente nos animariam, como um determinado alimento, um filme ou pequenos detalhes que fazem parte de nossas preferências.

👉🏿 Agora, nada mais tem valor por causa da angústia de alma.

Finalmente aprendemos sobre a solução para a angústia e seus efeitos: depositar - se inteiramente na presença do Senhor(v. 9). Começando por nossos desejos, temos que aprender a interceder diariamente pela nossa situação. Como parte dessa vida de oração, temos que aprender a ser honestos diante do Senhor: "a minha ansiedade não te é oculta. Se você está abatido, triste e angustiado, fale isso de forma clara para seu Senhor. Derrame seu coração em sua presença. Logo você perceberá que "a paz de Cristo, que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus (Filipenses 4.7) e, gradativamente, irá substituindo a sua angústia de alma. Ao agir assim, você demonstra confiança e dependência de Deus, que significa seu reconhecimento de que, se ele não fizer alguma coisa, você não tem nada a fazer.

Coloque em prática esses ensinamentos de Davi. Hoje, abra seu coração para a graça de Deus e confie que ele intervirá em sua história, mesmo que você não tenha ideia de como ele fará isso. Infunda essa fé em seu coração e viva dependendo da graça de nosso Senhor.

TBS... 

Nenhum comentário: