Seguidores

quinta-feira, 28 de maio de 2020

"Dize à minha alma: Eu sou a tua salvação"(Salmo 35.3). 🛐

"Dize à minha alma: Eu sou a tua salvação"
(Salmo 35.3). 

Nossa maior dificuldade quando enfrentamos dias de angústia não são os problemas que nos afligem, mas a forma como os enfrentamos, nossa maneira de reagir a eles. Quando cedemos às pressões psicológicas, e nos voltamos para nós mesmos numa atitude de fuga e tentativa de nos esconder de nossas crises, geralmente ficamos expostos à depressão ou, no mínimo, a um estado de espírito que não enfrenta o problema em si. Quando isso acontece, nossos problemas continuam livres para crescer e aparecer.

👉🏿A solução para esse tipo de comportamento interior é a confiança absoluta no socorro que vem de Deus. Davi mostra isso no Salmo 35, primeiramente fazendo a declaração de fé na salvação que vem do Senhor: "digo à minha alma: Eu sou a tua salvação". Perceba que o contexto de todo o salmo evidencia que ele estava cercado de inimigos e de crises que extrapolavam sua capacidade de resistir ou solucionar. Ele afirma, inclusive, que esses inimigos o atormentavam sem causa (pois sem causa me tramaram laços, sem causa abriram cova para a minha vida" - v. 7), e que eram " inimigos gratuitos" (v. 19). Mas ainda assim ele podia afirmar com confiança: "E minha alma se regozija no Senhor e se deleitará na sua salvação" (v. 9).

Era essa confiança no Senhor que levou Davi a ter uma atitude certa com relação aos chamados inimigos gratuitos "estando eles enfermos, as minhas vestes eram pano de saco; eu afligia a minha alma com jejum e em oração me reclinava sobre o peito, portava-me como se eles fossem meus amigos ou meus irmãos (v. 13-14).👉🏿 Em dias de angústias temos de seguir esse exemplo, porque de pouco nos adianta remoer amarguras no coração contra as pessoas que possam ter nos traído e desprezado.

Nesse dia, faça como Davi: mesmo que seus olhos e seu coração não consigam enxergar no horizonte uma solução para seus problemas, e mesmo que sua alma esteja atormentada por "inimigos gratuitos", expresse sua confiança no Senhor e derrame sua alma perante ele. Continue alimentando sua alma com as preciosas promessas de Deus e não permita seu coração duvide de que o socorro do Senhor é certo. Lembre se de afirmar, como Davi: "Cantem de jubilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o Senhor, que se compraz na prosperidade do seu servo!" (v. 27). E ao fazer isso, perceba que não são apenas os inimigos que te cercam, mas o seu Salvador. mantém um grupo de pessoas ao seu lado para chorar e se alegrar com você. Identifique essas pessoas e aproxime-se delas, porque serão usadas pelo Senhor no tratamento de sua alma. Aleluia!


Tbs... 

Nenhum comentário: