Seguidores

segunda-feira, 18 de maio de 2020

"Pois o necessitado não será para sempre esquecido, e a esperança dos aflitos não se há de frustrar perpetuamente" (Salmo 9.18)

"Pois o necessitado não será para sempre esquecido, e a esperança dos aflitos não se há de frustrar perpetuamente" (Salmo 9.18)

Ninguém vive sem esperança. É ela que traz ânimo para os que estão passando por dias difíceis, e levam estes a perseverar na expectativa de que dias melhores virão. Nosso grande problema nos momentos de angústia é que temos a sensação de que cada minuto dura como horas; cada hora, como dias; cada dia, como meses. Um ano parece uma eternidade. Quando oramos e esperamos em Deus, nossa expectativa é de que ele nos atenda o mais breve possível e envie a nós o livramento.

Entretanto, o relógio de Deus tem um compasso diferente do nosso. Isto acontece por causa dos seus propósitos. As vezes parece que nossa esperança é frustrada.

A própria afirmação de que o necessitado não será "para sempre" esquecido dá a entender que ele foi por um tempo esquecido. A razão por que Deus parece ignorar nossas aflições é explicada no fato de que ele nos quer despertar por meio de nossas orações; quando o Pai ouve nossas súplicas (como se dai começasse a se lembrar de nós), ele estende sua poderosa mão com o fim de socorrer-nos. Davi uma vez mais reitera que isso não se dá imediatamente, a fim de aprendermos a perseverar esperando, embora nossas expectativas não sejam prontamente satisfeitas' (Calvino). Ao passar por esses dias de angústia, reafirme para seu coração a convicção de Davi: esse período de aparente esquecimento é temporário; Deus há de se levantar e agir em seu favor. Lembre-se de que as misericórdias do Senhor não têm fim; renovam-se a cada manhã (Lamentações 3.22-23), de que nosso salvador "não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega" (Mateus 12.20). Mesmo que sua fé esteja como um tênue pavio quase apagando, ainda assim o Senhor a valoriza e cuida para fortalecer o seu coração. Se porventura está dificil esperar essa ação de Deus em seu favor, confie nas afirmações deste salmo. "O Senhor é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação" (v. 9). Obviamente, o que ele espera é que você busque este refúgio nas suas horas de provação, confiando em sua proteção e seu cuidado. Lembre-se também que, em sua soberania, Deus estabelece um tempo para pôr fim às intempéries que enfrentamos. Não seremos para sempre esquecidos". Por isso, espere pacientemente pelo Senhor, renovando sua esperança naquEle que lhe amou a ponto de entregar o único filho por você.

Nenhum comentário: